terça-feira, 17 de abril de 2012

A DAMA DE FERRO E AS ILHAS MALVINAS

Quem não gosta de economia politica tem mesmo que assistir o filme de Margareth Thatcher, disse-me um professor amigo. Pergunto-me se perante a crise atual haveria espaço para assistir os flashes de uma senhora senil, ativa precursora do modelo neoliberal, que atualmente se afunda no seu próprio fracasso. No entanto, vale a pena recordar alguns de seus feitos, principalmente a posta em marcha da versão inglesa da Escola de Chicago que terminou conhecendo-se como a “sociedade dos proprietários”. A liberalização da economia inglesa através de privatizações, a restrição do poder dos sindicatos e o ataque ao sistema público britânico de vivendas (council estates), propiciou uma onda de energia econômica tão avassaladora, que o argumento ideológico conservador seduziu grande parte dos inimigos políticos laboristas. Tal projeto de uma economia de extrema direita em democracia quebrou-se em 2008, cujas consequências catastróficas atuais mostram o paradoxo das políticas econômicas iniciadas pelo governo conservador comandado por esta senhora. A história real – omitida no filme – mostra-nos de forma direta o mal-estar de grande parte da população inglesa. Em 1979, a Thatcher concorreu às eleições com o lema “O laborismo não funciona”. Mas em 1982, depois de três anos como primeira ministra, o número de pessoas desempregadas e a taxa de inflação tinham se duplicado. Seus índices de aprovação assim como seu comportamento pessoal tinham caído ao patamar de 25%. Nessa situação, o conjunto do seu gabinete tinha descido ao perigoso limite de 18% de aceitação. A somente um ano das próximas eleições gerais, o thatcherismo estava a ponto de perder fragorosamente nas urnas. Nos primeiros anos da década de oitenta, o neoliberalismo enfrentava a possibilidade sombria de que sua revolução monetarista não sobreviveria a uma nova onda populista no mundo.
No entanto, aconteceu um milagre que ninguém sequer sonhava, nem a Thatcher nem seus “tories” do parlamento. Esse acontecimento mudou o destino da cruzada corporativista da primeira ministra inglesa. O dia 2 de abril de 1982, os militares argentinos invadiram as ilhas Malvinas. Para quem não sabe do que se trata, estas ilhas representam uma ferida profunda no nacionalismo do país vizinho, mas que não passava, aos olhos da época, numa disputa que, segundo o escritor argentino Jorge Luis Borges era apenas “uma briga entre dois carecas por um pente”. No entanto, a guerra das Malvinas proporcionou a Thatcher à oportunidade de recuperar sua popularidade e implantar, por primeira vez na história, um programa de transformação capitalista radical numa democracia liberal ocidental.
Durante o conflito, Margareth Thatcher também lutava pelo seu futuro político. E ganhou de forma espetacular com a rendição dos argentinos, seus inimigos úteis. Esta senhora, desprezada até então, passou a ser tratada como “herói de guerra”. Seus índices de aprovação voltaram a crescer na ordem de 59%. A guerra das Malvinas deu a uma primeira ministra impopular a oportunidade de empreender uma massiva iniciativa privatizadora. O retorno momentâneo a um conflito colonial do passado fez de um personagem sinistro uma figura firme e contundente, para tristeza dos povos e seus pobres.
Victor alberto Danich
Sociólogo 



Nenhum comentário:

Postar um comentário