quinta-feira, 2 de outubro de 2008

UM SOCIÓLOGO BRILHANTE

Entre os sociólogos de destaque no âmbito da academia brasileira, há um pensador social que merece uma recordação especial, após treze anos da sua morte, por ter sido um dos mais sólidos intelectuais brasileiros, que dedicou sua vida a defender modelos sociais sob a tutela da justiça e da igualdade. Refiro-me ao professor Florestan Fernandes, que se tornou com sua obra uma das identidades proeminentes da sociologia contemporânea do Brasil. Sua história comovente de menino pobre, obrigado a engraxar sapatos para sobreviver, enfrentando com tenacidade os obstáculos da exclusão social, talvez tenha sido a chama que lhe despertou o interesse pelos processos ocultos dos dramas da sociedade. Foi trabalhando como garçom do antigo Bar e Restaurante Bidu, que Florestan retomou seus estudos no supletivo, e se preparou para uma futura e brilhante carreira acadêmica, que lhe permitiu usar o meio político para exercitar sua militância popular.
O professor Florestan Fernandes foi um pesquisador rigoroso, autor de uma vasta obra no campo da sociologia, mas também uma pessoa compenetrada no estudo das relações humanas na sociedade, que fez dele um ícone na luta pela igualdade social. Todas suas idéias ganhavam vida própria através de seus escritos e aulas, que se refletiram no seu trabalho como deputado federal duas vezes por São Paulo. Sua atividade política está presente em toda sua obra, principalmente quando abre as portas da universidade a negros e mulatos, acirrando a polêmica sobre o assunto, assim como sua participação ativa na criação do Partido dos Trabalhadores na década de 80, de modo a integralizar o conhecimento acadêmico com a ação política, revigorando o papel do intelectual comprometido com as causas populares.
Diferente de outros sociólogos bem nascidos, que apenas expressam suas idéias no campo da retórica, e são reconhecidos como intelectuais de sucesso porque o discurso se ajusta a certo tipo de interesses de classe, há outros que transformam a expressão acadêmica em práticas sociais que redundam em benefício dos menos favorecidos. Nessa categoria podemos incluir o saudoso Florestan Fernandes, símbolo exultante do melhor da sociologia brasileira.
Prof. Victor Alberto Danich
Sociólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário